Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

“Pequeno” editorial sobre o dinheiro e a ovniologia / ufologia


“Pequeno” editorial sobre o dinheiro e a ovniologia / ufologia


Caros leitores,
Peço licença para aqui desviar um pouco do foco principal de nosso trabalho, a fim de expor meu ponto de vista sobre algo que tem sido um tanto perturbador para mim.
Foi com certa surpresa que me deparei com muitos comentários no blog condenando as ações de pessoas como o Dr. Greer e seu filme Sirius e como o Ademar Gevaerd, produtor da Revista UFO.  Muitos leitores, sem sequer mensurar as demandas monetárias das inciativas dessas e outras pessoas, simplesmente as condenaram, principalmente no caso do Dr. Greer, por ter cobrado dinheiro para apresentar uma produção cinematográfica relacionada aos resultados de suas pesquisas.  Aliás, até eu mesmo, com este meu humilde espaço sobre assuntos relacionados ao nosso tema favorito, sofro constantemente ataques por apresentar anúncios comerciais nas páginas do OVNI Brasil, embora todo o acesso ao blog seja inteiramente gratuito.
Parece que, principalmente no Brasil onde as pessoas tem sido exploradas não só pelo governo com sua falta de competência para administrar o erário público (ou por outros motivos que nem vale a pena mencionar) mas também pelos pastores de igrejas que aliviam seus fiéis não só de seus anseios, mas também de seu dinheiro, ou ainda por qualquer cidadão que se julga ‘esperto’ e passa o seu próximo para trás, fazer dinheiro é considerado pecado. E é pecado mortal!
Interessante que em países como os Estados Unidos, fazer dinheiro e prosperar é uma coisa natural.  Na verdade, lá é o que se deve fazer. Não é pecado, é dever.  Obviamente a cultura em toda a estratificação social daquele país é orientada ao capitalismo, enquanto que aqui no Brasil o capitalismo parece ser coisa de “tubarão”, sabidão e ladrão.
Não me levem a mal. Não estou aqui pregando o capitalismo.  Aliás, na minha opinião, tanto o capitalismo quanto o comunismo, os dois extremos desta lavagem cerebral que nos foi imposta, estão falidos.  Mas isso é assunto para outro blog, não para o OVNI Brasil.
Mas retornando ao nosso foco, antes de julgarmos alguém por suas ações ou por aquilo que cobra pelo seu trabalho, não seria mais do que justo nos colocarmos dentro dos sapatos da outra pessoa para ver o porquê da mesma estar agindo de tal forma?
Imagine você acordar um dia e pensar, vou focar todos os meus esforços na causa da revelação da vida extraterrestre.  Vou deixar o meu emprego e minha estabilidade econômica a fim de provar ao mundo que ‘eles’ estão aqui.
Ótimo! Como seria bom poder fazer isso e utilizar somente do ar não só para respirar, mas também para comer, beber, pagar as contas de luz, água, Internet, serviço de hospedagem para seu maravilhoso site, viajar pelo mundo afora atrás de casos comprobatórios, sustentar sua família… ah, e é claro, fazer uma superprodução cinematográfica mostrando os resultados de suas pesquisas. Tudo isso usando somente o ar!
Sinto lhe informar, mas a não ser que você tenha nascido em berço de ouro e nunca tenha precisado trabalhar, fica muito óbvio que nesse nosso sistema econômico não se faz nada do tipo de graça.
Assim, como podemos condenar alguém por publicar revistas para financiar suas ações, ou por cobrar pelo o acesso à sua produção cinematográfica, se este é o trabalho escolhido por esta pessoa?   Será que, pelo fato dessa pessoa ter escolhido essa carreira, ela não têm o direito de lucrar além de uma renda para sua sobrevivência?  Isso quer dizer que um médico, um engenheiro, um arquiteto, um dentista, um ator, um economista, ou seja lá quem for, também deva abdicar seu direito de lucro?  Ninguém tem o direito de lucrar?  É pecado?
Então vos pergunto, será que aqui, dentre as milhares de pessoas que acessam o nosso blog, não há sequer uma que queira ser o mártir da ovniologia e esteja disposto a trabalhar em prol da causa, sem financiamento, sem renda, sem lucro?
Acho que a reposta a todas essas perguntas é muito óbvia, não é mesmo? 
Mas há sim uma solução para esse ‘mundo capitalista cruel’; uma luz no final do túnel que não é o trem.  Contudo, devido à ganância humana, hoje parece que não será permitido a essa solução ser aplicada até que o mundo venha à falência monetária, a qual parece ser inevitável se considerarmos a forma com que a economia mundial caminha.
Essa solução foi apontada em um dos comentários pelo leitor Sezaru e pode ser estudada no seguinte link: www.thevenusproject.com.
Enquanto esperamos pelo capitalismo desenfreado se extinguir, se alguém descobrir como eu faço para pagar pelo meu tempo (sim, tempo é dinheiro), minha conta de hospedagem do site, pelo link de Internet, etc., sem que eu tenha que colocar anúncios no site, ficaria grato se me enviasse um e-mail contando a respeito.
Desculpem a franqueza.

Chuva de meteoros prevista até 25 de abril


Chuva de meteoros prevista até 25 de abril



Para que nossos leitores fiquem de sobreaviso e não confundam este fenômeno natural com OVNIs, bem como aproveitando a notícia do meteoro que foi visto nos céus do norte da Argentina, publicamos abaixo a nota liberada pelo Observatório Nacional do Brasil:

O mês de abril registra, anualmente, uma grande chuva de meteoros. Assim, até o próximo dia 25, o céu estará repleto de “estrelas cadentes”, sendo facilmente observadas a olho nu no Brasil, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, se não houver muitas nuvens. Essa chuva de meteoros é chamada de “Liríadas”, pois irradia da constelação de Lira, e terá seu ápice na madrugada do dia 22.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entra m na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio. Este fenômeno deixa um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de “estrela cadente”.
Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas. Nas Liríadas, conhecidas como “estrelas de abril”, o fluxo de entrada na atmosfera terrestre é de 10 a 20 meteoros por hora, quantidade que pode chegar até a 100.
As chuvas de meteoros não representam riscos para a Terra e acontecem em praticamente todos os meses, algumas com mais intensidade e ampla visibilidade, como as Liríadas.

Fonte: www.on.br

NASA anuncia a descoberta de planetas habitáveis

NASA anuncia a descoberta de planetas habitáveis



De acordo com a BBC Brasil, a NASA, a agência espacial americana, anunciou a descoberta dos dois planetas mais “habitáveis” já conhecidos.
Os planetas são um pouco maiores do que a Terra e orbitam na distância ideal de sua estrela mãe para que tenham condições de suportar água no estado líquido em suas superfícies.  A estrela está a 1.200 anos-luz da Terra.
Os planetas, que foram batizados de Kepler-62e e Kepler-62f, foram descobertos pelo telescópio Kepler, o qual já havia detectado mais de 600 planetas.  Contudo, esses dois planetas foram os que mostraram as condições mais propícias para a existência de vida.
O tamanho destes exoplanetas sugere que  sejam rochosos, como a Terra, ou até mesmo compostos em sua maior parte de gelo, sendo demasiadamente pequenos para serem planetas gasosos, como Júpiter ou Saturno.
A equipe de cientistas diz que se estes planetas tiverem o tipo certo de atmosfera, seria razoável especular que possam ter água no estado líquido em suas superfícies., que uma condição necessária para a existência de vida, tal como a conhecemos.
Contudo, a tecnologia atual não permite a confirmação dessas especulações.  Serão necessários telescópios mais avançados para que os cientistas possam detectar assinaturas químicas associadas com gases atmosféricos específicos e talvez até alguns processos na superfície desses exoplanetas.
Veja abaixo o vídeo liberado pela BBC Brasil sobre essa descoberta:
Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Planetas 'parecido com a Terra' descoberto pelo telescópio Kepler, da Nasa poderia conter água líquida, diz agência

Por:MikeWall 
Publicado: 2013/04/18 14:55 EDT em SPACE.com
Telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu três exoplanetas que possam ser capazes de suportar a vida, e uma delas é, talvez, o mais parecido com a Terra mundo alienígena descoberto até hoje, cientistas anunciaram hoje (18 de abril).
Aquele mais intrigante é chamado Kepler-62F, um mundo rochoso apenas 1,4 vezes maior que a Terra, que orbita uma estrela menor e menos brilhante do que o sol.Recém vizinho Kepler-62F, Kepler-62e, é apenas 1,6 vezes maior que a Terra, fazendo com que a dupla entre os menores exoplanetas ainda encontrados na zona habitável de sua estrela - a gama just-direito de distâncias onde a água líquida pode existir na superfície de um mundo.
Kepler-62e e f, que são parte de um sistema de cinco planeta recém-descoberto, "olhar muito bom como possibilidades para olhar para a vida", disse Kepler ciência investigador principal Bill Borucki, do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia [ 9 Exoplanets Isso poderia hospedar vida estrangeira ]



Este diagrama compara os planetas do sistema solar interior de Kepler-62, um sistema de cinco recém-descoberto planeta com dois mundos potencialmente habitáveis. Kepler-62 fica a cerca de 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra.
O terceiro planeta potencialmente habitável, chamado de Kepler-69c, é 1,7 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela similar ao nosso. É o mundo menor já encontrado na zona habitável de uma estrela como o sol, disseram os pesquisadores, e representa um grande passo para a descoberta da primeira vez " Terra alienígena ".
"Estamos nos movendo muito rapidamente para encontrar um análogo da Terra em torno de uma estrela como o sol ", disse Borucki SPACE.com.
Pesquisadores anunciaram estes planetas recém-descobertos - todos os três dos quais são " super-Terras ", ou mundos um pouco maiores do que a nossa - hoje numa conferência de imprensa da NASA. O Kepler-62 papel descoberta, liderada por Borucki, também foi publicado hoje na revista Science.
Mundos alienígenas água?
Os cinco planetas recém-descobertos no sistema Kepler-62, que está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância na constelação de Lyra, faixa de 0,54-1,95 vezes o tamanho da Terra. Apenas Kepler-62e e f são potencialmente habitável, os outros três zip em torno da estrela de perto, tornando-quente demais para suportar a vida como a conhecemos, disseram pesquisadores.
Kepler-62e e f tirar 122 e 267 dias, respectivamente, para completar uma órbita ao redor de sua estrela, que é apenas de 20 por cento tão brilhante quanto o sol. Embora ninguém saiba o que os dois exoplanetas parecer, um estudo de modelagem separado sugere que eles são dois mundos provavelmente água abrangidas por intermináveis, oceanos globais ininterruptos. [ Dois Mundos água Estrangeiro habitável? (Video) ]


O conceito do artista retrata Kepler-69c, um planeta 1,7 vezes o tamanho da Terra que orbita na zona habitável de uma estrela como o nosso Sol, localizada a cerca de 2.700 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus.
"Pode haver vida lá, mas poderia ser de base tecnológica como a nossa? Vida nesses mundos seria debaixo de água, sem acesso fácil para os metais, a eletricidade ou fogo para a metalurgia", o autor Lisa Kaltenegger, do Max Planck Instituto de Astronomia e do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, disse em um comunicado.
"No entanto, esses mundos ainda será belos planetas azuis que circundam uma estrela laranja - e talvez inventividade de vida para chegar a um estágio de tecnologia vai nos surpreender", acrescentou.
Não surpreende, Kepler-62e deve ser mais quente do que o seu vizinho mais distante em órbita. Na verdade, o Kepler-62F pode exigir um efeito estufa para manter seu oceano de congelamento mais, disseram os pesquisadores.
"Kepler-62e, provavelmente, tem um céu muito nublado e é quente e úmido durante todo o caminho para as regiões polares", co-autor Dimitar Sasselov de Harvard, disse em um comunicado. "Kepler-62F seria mais frio, mas ainda potencialmente a vida-friendly ".
O novo estudo de modelagem foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.
Procurando gêmeo da Terra
O $ 600,000,000 observatório Kepler , lançado em março de 2009 para caçar exoplanetas do tamanho da Terra na zona habitável de suas estrelas-mãe. Kepler descobre mundos alienígenas, detectando as pequenas quedas de brilho causadas quando o trânsito, ou cruzar o rosto de suas estrelas a partir da perspectiva do instrumento.
Kepler usou esta técnica com grande efeito, manchando mais de 2.700 potenciais planetas desde o seu lançamento março de 2009. Embora apenas 120 ou assim destes candidatos foram confirmados até o momento, os cientistas da missão estimam que mais de 90 por cento vai acabar sendo o negócio real.
Enquanto Kepler ainda tem que descobrir um verdadeiro gêmeo da Terra , está ficando cada vez mais perto, Borucki disse, apontando para a confirmação de Kepler-69c como um exemplo. (Esse planeta está 2.700 anos-luz de distância, na constelação de Cygnus. Vizinho Kepler-69c Kepler-69b, que é cerca de duas vezes o tamanho da Terra e quente demais para abrigar vida, também foi anunciado hoje.)
"Eu acho que nós estamos fazendo um excelente progresso nessa direção", disse Borucki. "Nós temos um número de candidatos que parecem boas."
Tal progresso constante faz sentido, já que Kepler vai, naturalmente, lugar mais transita o tempo que parece. O telescópio precisa observar três trânsitos para sinalizar um candidato planeta, de modo a detecção de um mundo potencialmente habitáveis ​​em órbita relativamente distante pode levar vários anos.
Kepler não pode procurar por sinais de vida em mundos como o Kepler-62e, Kepler-62F e Kepler-69c, mas o telescópio está pavimentando o caminho para futuras missões que devem fazer exatamente isso, disse Borucki.
"Este é um dos primeiros passos, mas não há nenhum engano - estamos em nosso caminho para explorar a galáxia, para aprender sobre a vida na galáxia", disse ele.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Programa Fenômeno UFO: Abduções – Entrevista com Mário Rangel


Programa Fenômeno UFO: Abduções – Entrevista com Mário Rangel


Veja abaixo as partes 1 e 2 da entrevista com o hipnólogo e ovniólogo / ufólogo,Mário Rangel, conduzida por Luiz Ricardo Geddo, para o programa Fenômeno UFO.
A pergunta colocada na postagem do YouTube sobre este assunto foi: Que interesse a anatomia humana pode oferecer aos seres extra-terrestres a ponto de sermos sequestrados e estudados em suas naves espaciais, ou mesmo em seus planetas?
Assista:
Fonte dos vídeos: tvmundomaior
Colaboração: Adriana Martins

Nuvem gigantesca sobre o pólo sul de Titã (lua de Saturno) pode ser organica


Nuvem gigantesca sobre o pólo sul de Titã (lua de Saturno) pode ser organica


Astrônomos estão tentando aprender mais sobre uma gigantesca nuvem que paira sobre o pólo sul de Titã, a maior das luas de Saturno.  Ela é feita de um tipo desconhecido de gelo; uma mistura de compostos orgânicos.  Os astrônomos a batizaram de “Espécie X”.
O CIRS (Composite InfraRed Spectrometer - Espectrômetro Infravermelho Composto) não a havia a detectado até julho de 2012, alguns meses após uma neblina e um vórtice terem sido avistados no sul.
Feita de um tipo desconhecido de gelo, este tipo de nuvem já tinha estado pairando por um longo tempo sobre o pólo norte de Titã, onde agora está desaparecendo, de acordo com as observações feitas pelo CIRS instalado na sonda espacial Cassini da NASA.
Até agora, a identidade do gelo nestas nuvens tem iludido os cientistas, embora eles já tenham eliminado a possibilidade de seja feito de compostos químicos simples, tais como o metano, etano e cianeto de hidrogênio, que são tipicamente associados com Titã.  Uma possibilidade é a de que a Espécie X possa ser uma mistura de compostos orgânicos.
A nuvem de gelo do pólo sul, que aparece no espectro infravermelho, é evidência de que um importante padrão de circulação global de ar em Titã inverteu sua direção.  Quando a Cassini observou pela primeira vez o padrão de circulação, ar morno do hemisfério sul estava subindo a grandes altitudes na atmosfera e era transportado para o gélido pólo norte.  Lá, o ar resfriava e descia para as camadas mais baixas da atmosfera, onde formava nuvens de gelo.
Baseados em estudos de modelos, os cientistas já haviam previsto uma inversão desta circulação uma vez que o pólo norte começou a amornar e o pólo sul a resfriar.
A transição oficial de inverno para primavera no pólo norte de Titã ocorreu em agosto de 2009.  Mas, devido ao fato de cada estação dessa lua durar 7,5 anos da Terra, os pesquisadores ainda não sabem exatamente quando esta inversão ocorrerá e quanto tempo durará.
À primeira vista, a nuvem de gelo do sul parece estar se formando rapidamente.  A nuvem de gelo do norte, por outro lado, estava presente quando Cassini lá chegou pela primeira vez e esta gradativamente desaparecendo desde que a sonda começou a observá-la.
Associamos este tipo de nuvem de gelo em particular com o clima de inverno em Titã, e esta é a primeira vez que a detectamos fora do pólo norte“, disse o autor chefe do estudo, Donald. E. Jennings, um co-investigador do Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA.
Parece que a matéria orgânica está disseminada até mesmo nos planetas mais gélidos do nosso sistema solar.  Para aqueles que entendem as implicações de notícias como esta, se confirmada, restará pouca dúvida de que a semente da vida está espalhada por todo este universo visível.

Muitos russos acreditam que o contato com ETs ocorrerá dentro de 50 anos


Muitos russos acreditam que o contato com ETs ocorrerá dentro de 50 anos


De acordo com o site russo rianovosti, uma enquete naquele país mostrou que quase 25% dos russos acreditam que entraremos em contato com uma civilização alienígena dentro de 50 anos.
Além disso, um dos agentes de enquete da Fundação de Opinião Pública Russa disse que “aqueles que acreditam que o contato seria benéfico para a humanidade, era duas vezes maior do que aqueles que acreditavam o contrário“. Contudo, a maioria dos entrevistados, 53% não acredita sequer na existência de vida extraterrestre inteligente.
A enquete foi conduzida durante o feriado russo que comemora o vôo soviético histórico até o espaço em 1961, o qual teve abordo da cápsula Vostok 1 o cosmonauta Yuri Gagarin, considerado o primeiro homem a alcançar o espaço (pelo menos oficialmente).
Mil e quinhentas pessoas participaram da enquete, com uma margem percentual de erro de 5 pontos percentuais e, coincidentemente, os resultados foram liberados após um influente arcebispo da Igreja Ortodoxa Russa ter dito que as pessoas muitas vezes confundem anjos e demônios por alienígenas.

Fonte: rianovosti

O alegado ET do Dr. Greer: verdadeiro ou falso?


O alegado ET do Dr. Greer: verdadeiro ou falso?


Como publicado aqui no OVNI Brasil, em 22 de abril o filme documentário Sirius, uma produção do Dr. Steven Greer, terá sua estreia em Hollywood.  Um dos pontos altos deste documentário são as alegações de que a equipe de Greer obteve “evidências físicas capazes de mudar o paradigma, sobre uma criatura humanóide encontrada no Deserto do Atacama, que foi cientificamente analisada, feito o sequenciamento de seu DNA e descoberto se tratar de uma classificação desconhecida“.  De acordo com os produtores do filme, as credenciais do grupo de cientistas e da equipe médica por detrás desta declaração são “surpreendentes“.  Eles acreditam que o anúncio desta descoberta poderá ser “potencialmente profunda e histórica“.
Mas desde que o Dr. Greer fez estas declarações, muito tem sido debatido no meio ovniológico, inclusive o fato de que a criatura não seria nada mais do que um feto humano.
Mas antes de entrarmos neste âmbito, apresentamos aqui o histórico deste alegado ET.
Na verdade, a história desta suposta criatura de outro planeta não é nova e foi noticiada pela imprensa chilena logo após sua descoberta em 2003.
O pequeno indivíduo foi encontrado no vilarejo abandonado de La Noria, que floresceu antes da Primeira Guerra Mundial com a produção de nitrato. De acordo com um artigo escrito pelo jornalista Camilo Aravena Arriagada, que foi publicado no jornal La Estrella de Arica, em 19 de outubro de 2003, “tudo começou numa manhã de inverno quando um habitante local do pampa, Oscar Muñoz, estava praticando seu passatempo favorito de colecionar garrafas e outros objetos históricos que foram deixados em vilarejos abandonados da era do nitrato“. Muñoz foi especificamente até La Noria, que fica a 56 quilômetros da capital provincial de Iquique.
Quando Muñoz cavava uma área ao redor de uma igreja abandonada, encontrou um pano branco amarrado por um laço violeta. Dentro estava “um estranho esqueleto de aproximadamente 15 cm de altura.  Era uma criatura com dentes duros, cabeça grande e uma estranha protuberância em seu topo.  O corpo era escamoso e de coloração escura.  Diferentemente de humanos, o corpo tinha nove costelas“, declarou ao artigo no jornal La Estrella de Arica.
La Noria – Chile.
Alejandro Dávalos, um trabalhador local e amigo de Oscar Muñoz, tirou uma foto da criatura.  Assim o caso recebeu alguma atenção após a história e a foto ter sido publicada no tablóide chileno La Cuarta, que é notoriamente sensacionalista.  Porém o artigo no tablóide revelou que os vilarejos  de La Noria e Huberstone eram bem conhecidos por atividades paranormais.
Muñoz acabou vendendo o alegado ET para um comerciante local, proprietário de um bar em Iquique, por 30.000,00 pesos, hoje aproximadamente R$ 130, ou pouco mais.  O novo proprietário começou a cobrar a quem quisesse tirar fotos do ET.  Após algum tempo a criatura foi vendida para um empresário da Espanha por uma quantia muito maior e levado para aquele país, onde acabou sendo esquecido pelo público em geral.
Aparentemente o Dr. Greer descobriu sobre a criatura durante um simpósio exopolítico na Espanha em 2009, onde ele foi um dos palestrantes principais.
O repórter Camilo Aravena citou vários ovniólogos e um cientista, os quais deram suas avaliações preliminares.  A primeira impressão foi a de que a criatura poderia ter sido um feto prematuro, mas isto foi descartado por Mario Pizarro, que representa o grupo chileno de pesquisa de OVNIs, AION.
Contudo, segundo um estudo realizado em 2007 por Francisco Etxeberria, professor de Medicina Legal e Forense da Universidade do País Vasco (UPV), presidente da Sociedade de Ciências de Aranzadi, secretário da Associação Espanhola de Paleopatologia e subdiretor do Instituto Vasco de Criminologia, o pequeno ser não passa de um feto humano mumificado.
Etxeberria diz que “o corpo… … apresenta todas as estruturas e conexões anatômicas normais na cabeça, tronco e extremidades.  Em toda sua superfície corporal há um invólucro próprio da pele que consolida as partes brandas e os ossos”.
O estudo feito por Etxeberria foi encomendado por Ramón Navia-Osorio Villar y Jaume Ametller Viñamata, do Instituto de Investigação e Estudos Exobiológicos, uma organização ovniológica espanhola.
Porém, Navia-Osorio não ficou convencido com a avaliação de Etxeberria. “Não temos provas conclusivas que determinem a natureza do espécimen.
Vale lembrar que a análise de Etxeberria não incluiu um exame de DNA e que o Dr. Steven Greer se prontificou a apresentar tais resultados em seu filme documentário.
Aonde está a verdade?
Ainda não sabemos, mas como sempre dizia a minha falecida querida avó: “O tempo é o senhor da verdade“.
Informações retiradas dos sites: openminds.com e blog.elcorreo.com

Se o Universo é infinito, como é que ele está se expandindo?

Se o Universo é infinito, como é que ele está se expandindo?


Eis aí uma pergunta para fundir com todos os neurônios de um cérebro pensante, a qual foi publicada em um artigo escrito por Juliana Passos na seção de ciências do site uol.com.br.
Sabe-se hoje que o Universo está em expansão, pois a distância entre as galáxias é calculada a partir do desvio para o espectro vermelho do comprimento de onda.  Se as galáxias estivesse se aproximando umas das outras (como também da nossa, é claro) este espectro tenderia para a cor azul.  Assim, é ponto pacífico entre os homens da ciência de que o Universo se encontra em expansão.
Não sabemos o tamanho do Universo, mas hoje aceita-se a teoria de que ele seja infinito, pois, até onde podemos enxergar ele parece ser homogêneo.  Não que ele seja igual em todas as regiões visualizadas, mas é que em todas há semelhança nas suas composições.
Assim fica a pergunta postulada no título acima.
Mas, de acordo com o artigo de Juliana Passos, o professor Antonio Kanaan, do departamento de Astronomia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), explica: “Atualmente as evidências da cosmologia observacional nos fazem crer que o Universo é plano, isto é, não tem curvatura.” Por não “se fechar” em uma esfera, por exemplo, toma-se isto como uma das provas para sua infinitude. É como se o Universo fosse uma folha de papel infinita em todas as direções.
Não sei quanto a vocês, mas eu fiquei na mesma. Mas valeu a pena pela viagem. :)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Foguete a fusão da NASA poderá levar astronautas até Marte em 30 dias


Foguete a fusão da NASA poderá levar astronautas até Marte em 30 dias


NASA, e muitas outras empresas do setor privado, querem colocar o homem em Marte.  Agora uma equipe da Universidade de Washington, com financiamento da agência espacial, está para começar a construir um motor de fusão, o qual poderá levar os humanos até o planeta vermelho em somente 30 dias de viagem, e tornar outras formas de viagem espacial obsoletas.

Pelo uso de foguetes convencionais é praticamente impossível para os humanos explorarem muito além da Terra“, disse o chefe de pesquisas, John Slough, um professor pesquisador de aeronáutica e astronáutica daquela universidade.
O Foguete Impulsionado por Fusão (Fusion Driven Rocket - FDR) é um sistema de 150 toneladas que usa magnetismo para comprimir bandas metálicas de lítio ou alumínio ao redor de pelotas combustíveis de deutéri-trício, a fim de iniciar a fusão.  A reação de microsegundos resultante força a massa propulsora para fora a 30 mil quilômetros por segundo, e seria capaz de pulsar a aproximadamente cada minuto, evitando o dano da força-g aos ocupantes da espaçonave.
As pelotas de combustível ejetadas pelo foguete fornecem a propulsão. E devido ao fato de que todo o processo é magneticamente controlado, há muito pouco desgaste do foguete.  Uma pelota do tamanho de um grão de areia forneceria a mesma propulsão de 3,7 litros de combustível convencional de foguete.
Tudo isso requer energia elétrica para controlar e conter a reação, mas o Dr. Anthony Pancotti, um engenheiro em propulsão avançada, disse que a espaçonave poderia gerar a eletricidade a partir de paineis solares.
Ela é muito escalável; podemos obter a fusão em uma escala muito menor“, disse ele. “Poderíamos utilizar painéis de 200KW, o que é aproximadamente a mesma energia gerada pelos paineis solares da Estação Espacial Internacional“.
Utilizando-se o sistema FDR, o tempo de vôo para Marte poderia ser de 30 a 90 dias, comparado com os oito meses que levaram para enviar o jipe-sonda Curiosity para aquele planeta.  A viagem de 30 dias necessitaria três dias de operação dos foguetes para que a nave alcançasse a velocidade necessária, e outros três dias para reduzir sua velocidade, a fim de colocá-la na órbita de Marte.


Tal foguete também seria consideravelmente mais barato para lançar do que os tradicionais sistemas de foguete químico, já que há muito menos combustível para carregar e conduzir a nave para fora da gravidade antes mesmo de começar a viagem.  O projeto proposto para uma espaçonave de 150 toneladas permitiria que aproximadamente um terço de sua massa seja usada para carga, humana ou material, e o tempo reduzido de vôo encurtaria a exposição dos astronautas aos efeitos da radiação solar.
Muitas missões espaciais usam a fricção da atmosfera para a desaceleração, pois é uma forma de economizar propulsor.  Este foguete porém é tão eficiente que o uso da fricção atmosférica para a desaceleração não faz sentido, já que o peso do escudo necessário para a manobra é maior do que o do propulsor FDR necessário para reduzir a velocidade.
A equipe testou todas as partes do FDR em laboratório e agora irá iniciar a construção de um foguete totalmente funcional, graças ao financiamento do Programa de Conceitos Avançados Inovadores da NASA, o qual almeja financiar tecnologia espacial a longo prazo.
O FDR é somente um de 10 projetos que entrarão para a fase dois do programa de financiamento.  Esse prêmio de US$ 600.000 irá permitir a fabricação de um sistema FDR para a prova de conceito nos próximos 18 meses, e uma aeronave funcional estará pronta em 2020, de acordo com Pancotti.  Contudo, se a NASA injetar mais dinheiro no projeto, o cronograma poderá ser ainda mais curto.
Dadas as restrições financeiras do governo dos EUA, isso provavelmente não ocorrerá, mas o foguete FDR tem o potencial de tornar as espaçonaves de combustível químico tão obsoletas quanto os motores a vapor para o transporte sobre o solo.

Empresário iraniano alega ter inventado máquina do tempo


Empresário iraniano alega ter inventado máquina do tempo


Iraniano alega ter dominado o tempo com uma máquina que permite seu usuário ir até oito anos no futuro.
Ali Razeghi, um cientista e empresário de Teerã, registrou com o Centro para Invenções Estratégicas, a “Máquina de Viagem no Tempo de Aryayek”.
O aparelho pode prever o futuro em uma impressão no papel, após fazer leituras a partir de um toque de um usuário, disse ele para agência de notícias de seu país.
Razeghi, que tem 27 anos, disse que o aparelho funciona através de um conjunto de algoritmos complexos para “prever de cinco a oito anos no futuro da vida do indivíduo, com 98 por centro de precisão”.
Como diretor  do Centro para Invenções Estratégicas do Irã, Razeghi é um inventor em série, com 179 outras invenções registradas sob seu próprio nome. “Eu tenho trabalhado neste projeto pelos últimos 10 anos“, disse ele.  “Minha invenção é do tamanho de um computador pessoal e pode prever detalhes dos próximos 5 a 8 anos da vida de seu usuário.  Ela não o levará ao futuro; ele irá trazer o futuro até você“.
O empresário diz que o governo do Irã pode prever a possibilidade de um confronto militar com um outro país, e projetar a flutuação do valor das moedas estrangeiras e do preço do petróleo, usando sua nova invenção.
Naturalmente, um governo que pudesse ver cinco anos no futuro seria capaz de se preparar para os desafios que poderiam o desestabilizar“, disse ele. “Como tal, esperamos comercializar a invenção entre os estados, bem como os indivíduos, uma vez que alcançarmos o estágio de produção em massa.
Razeghi disse que seu projeto mais recente tem sido criticado por amigos e parentes, devido ao fato dele estar “tentando fazer o trabalho de Deus” para com as vidas ordinárias e a história.  “Este projeto não é de forma alguma contra os valores religiosos.  Os estadunidenses estão tentando fabricar esta invenção gastando milhões de dólares, onde eu já a inventei por uma fração do custo“, disse ele.  “A razão por não estarmos lançando nosso protótipo nesta fase é porque os chineses irão roubar a idéia e produzir milhões delas da noite para o dia.
Bela desculpa, mas será que a máquina poderá prever se os ETs serão finalmente revelados dentro dos próximos oito anos?

NASA anuncia nova missão à caça de planetas alienígenas


NASA anuncia nova missão à caça de planetas alienígenas



Na sexta-feira passada, 5 de abril, a NASA anunciou uma nova missão para ajudar na procura por outros mundos potencialmente habitáveis.
O site da FORBES relatou que a NASA está dando ao MIT a quantia de US$200 milhões, para financiar o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).  A missão primária do TESS será a de identificar planetas nas zonas habitáveis de suas estrelas mãe, ou seja, os planetas que estão na distância certa de seus ‘sóis’, onde a água possa existir no estado líquido na superfície dos mesmos.
A NASA explica que o TESS fará isso através de utilização de “uma estrutura de telescópios que irão desempenhar uma procura por todo o céu, a fim de descobrir exoplanetas que estejam transitando [na frente de suas estrelas], os quais tenham desde o tamanho da Terra, até o de gigantes gasosos, e que estejam em órbita das mais próximas e mais brilhantes estrelas no céu“.  Este processo, conhecido como o ‘método de trânsito’, é usado pelo telescópio espacial Kepler da NASA.
Como George Ricker, um cientista pesquisador veterano do Instituto Klavi de Pesquisa Espacial e Astrofísica da MIT e principal investigador do projeto TESS, explica, o “TESS conduzirá a primeira pequisa de transito de todo o céu já feita, cobrindo 400 vezes mais do céu do que outras missões anteriores“.
Adivinhem se logo não teremos notícias de mais exoplanetas que possam suportar a vida?  Só que diferentemente das notícias anteriores, esses estarão “em órbita das mais próximas e mais brilhantes estrelas no céu”.

Fonte: openminds.tv

Postagens populares