Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Planeta habitável é encontrado orbitando estrela semelhante ao Sol

Planeta habitável é encontrado orbitando estrela semelhante ao Sol


Desde o seu lançamento em março de 2009, o telescópio Kepler descobriu centenas de mundos. Até agora, o número estimado gira em torno de 2.326 planetas, alguns desses, potencialmente habitáveis.

A descoberta de um exoplaneta situado a 600 anos-luz da Terra e com condições para abrigar vida, fez com que os cientistas do programa Kepler ficassem esperançosos na busca por um planeta similar à Terra - principal objetivo da missão.





Isso porque até então, todos os planetas encontrados eram muito frios, ou muito quentes para o desenvolvimento de vida. A descoberta nos deixa um passo mais próximos de encontrar planetas parecidos com o nosso - Confira:


video




Segundos os cientistas do programa, o planeta - conhecido como Kepler 22b - gira ao redor de uma estrela semelhante ao nosso Sol. Pela distância da estrela, está em uma zona habitável, com condições para o desenvolvimento de água líquida e atmosfera, condições ideais para o surgimento de vida.






"Estamos certos de que fica na zona habitável e que tem a superfície necessária para ter uma boa temperatura”, anunciou Bill Borucki, cientista do programa.






O planeta Kepler-22b tem um raio 2,4 vezes maior que o da Terra, e gira ao redor de sua estrela em 290 dias terrestres. É o menor já encontrado em uma região habitável de uma estrela similar ao Sol, e o primeiro da classe, tão semelhante ao nosso planeta, já encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares