Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Planeta habitável é encontrado a 35 anos-luz da Terra



Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), anunciaram a descoberta de 50 novos planetas fora do Sistema Solar.




Além disso, foram catalogadas também 16 super-Terras - planetas com características semelhantes à Terra, com possíveis condições para abrigar vida.


Dos 16 novos exoplanetas citados, um em especial chamou a atenção por estar orbitando em uma zona habitável. Conhecido como HD 85512 b, estima-se que a super-Terra seja 3,6 vezes maior que o nosso planeta, possuindo uma temperatura estimada em 25 graus Celsius.


O primeira planeta extrassolar dessa classe descoberto foi o Gliese 581 d, em 2007, a aproximadamente 20 anos-luz da Terra.


Artigos relacionados:


Representação do exoplaneta HD 85512 b - Confira:





Por estar próximo de sua estrela, a possibilidade de presença de água e atmosfera - condições essenciais para a vida - é alta. O planeta está a 35 anos-luz da Terra.


Os dados são dos HARPS, um telescópio de alta precisão instalado no observatório de La Silla, no deserto do Atacama, Chile. Nos últimos oito anos, 150 novos planetas foram encontrados graças ao HARPS e o esforço europeu.


"Estes planetas estarão entre os alvos principais dos futuros telescópios espaciais, que procurarão sinais de vida nas atmosferas dos planetas procurando assinaturas químicas tais como evidência de oxigênio," explica Francesco Pepe, do Observatório de Genebra, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares