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segunda-feira, 17 de setembro de 2012

NASA financia aeronave bidirecional


NASA financia aeronave bidirecional


Daqui para frente, cada vez mais ficará difícil de saber se os OVNIs avistados são ‘nossos’, ou ‘deles’.
Configuração para vôo subsônico (decolagens e aterrissagens).
A NASA está financiando o projeto de um desenho inovador de aeronave, que ao invés de deslocar suas asas para trás ao para se aproximar de velocidade supersônicas para tornar sua superfície a menor possível, como a aeronave B-1 Lancer,  ele propõem algo totalmente diferente.
A aeronave conceito apresentada é uma “asa voadora bidirecional supersônica”, ou SbiDir-FW, em inglês. Esta aeronave gira totalmente a 90 gráus para fazer a transição de vôo subsônico para supersônico.  O conjunto de motores continua posicionado na direção do vôo, mas o resto da aeronave gira até que seu nariz e cauda se tornem as asas.  A figura acima mostra a configuração subsônica, para decolagens e aterrissagens, enquanto que a abaixo mostra a configuração supersônica:
Configuração para vôo supersônico.
A única diferença estrutural que pode ser notada é a presença de álulas nas ponstas das asas, para vôo subsônicos.  Ao dobrar essas álulas para baixo, aparentemente o efeito aerodinâmico causa todo o conjunto de rotacionar 90 graus por si mesmo, sem requerer um sistema de força dedicado. Quando as álulas são dobradas novamente, a aeronave retorna à configuração subsônica, mantendo o conjunto de motores na mesma direção de vôo.
O SBiDir-FW almeja resolver um problema inerente em aeronaves supersônicas, que é a diferença de desempenho entre os dois tipos de vôo (subsônico e supersônico), os quais exigem desenhos conflitantes entre si.
Estas são as características da aeronave proposta:
  •  Velocidade máxima entre Mach 1.6 e Mach 2,0 (1800 a 2400 km/h), que permitiria um vôo de Los Angeles a Nova Iorque em menos de 2 horas.
  • Uma configuração supersônica altamente eficiente, com baixo índice de arrasto aerodinâmico e sem o estrondo supersônico, o que permitiria que ele voasse sobre os continentes.
  • Uma configuração subsônica que o faria capaz de decolar em menos de 750 metros.
  • Assentos para até 70 passageiros.
A NASA prometeu US$100.000 para ajudar os projetistas da Universidade de Miami levar este novo conceito a um túnel de vento para testes.  Se tudo correr bem, há um potencial para outros US$500.000 futuramente.  Esse montante não é suficiente para este projeto, mas pode ser o suficiente para iniciar os teste operacionais, afim de confirmar o funcionamento deste inovador desenho.


Fonte: www.nasa.gov através de dvice.com

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