Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Planetas 'parecido com a Terra' descoberto pelo telescópio Kepler, da Nasa poderia conter água líquida, diz agência

Por:MikeWall 
Publicado: 2013/04/18 14:55 EDT em SPACE.com
Telescópio espacial Kepler, da NASA, descobriu três exoplanetas que possam ser capazes de suportar a vida, e uma delas é, talvez, o mais parecido com a Terra mundo alienígena descoberto até hoje, cientistas anunciaram hoje (18 de abril).
Aquele mais intrigante é chamado Kepler-62F, um mundo rochoso apenas 1,4 vezes maior que a Terra, que orbita uma estrela menor e menos brilhante do que o sol.Recém vizinho Kepler-62F, Kepler-62e, é apenas 1,6 vezes maior que a Terra, fazendo com que a dupla entre os menores exoplanetas ainda encontrados na zona habitável de sua estrela - a gama just-direito de distâncias onde a água líquida pode existir na superfície de um mundo.
Kepler-62e e f, que são parte de um sistema de cinco planeta recém-descoberto, "olhar muito bom como possibilidades para olhar para a vida", disse Kepler ciência investigador principal Bill Borucki, do Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, Califórnia [ 9 Exoplanets Isso poderia hospedar vida estrangeira ]



Este diagrama compara os planetas do sistema solar interior de Kepler-62, um sistema de cinco recém-descoberto planeta com dois mundos potencialmente habitáveis. Kepler-62 fica a cerca de 1.200 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra.
O terceiro planeta potencialmente habitável, chamado de Kepler-69c, é 1,7 vezes maior que a Terra e orbita uma estrela similar ao nosso. É o mundo menor já encontrado na zona habitável de uma estrela como o sol, disseram os pesquisadores, e representa um grande passo para a descoberta da primeira vez " Terra alienígena ".
"Estamos nos movendo muito rapidamente para encontrar um análogo da Terra em torno de uma estrela como o sol ", disse Borucki SPACE.com.
Pesquisadores anunciaram estes planetas recém-descobertos - todos os três dos quais são " super-Terras ", ou mundos um pouco maiores do que a nossa - hoje numa conferência de imprensa da NASA. O Kepler-62 papel descoberta, liderada por Borucki, também foi publicado hoje na revista Science.
Mundos alienígenas água?
Os cinco planetas recém-descobertos no sistema Kepler-62, que está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância na constelação de Lyra, faixa de 0,54-1,95 vezes o tamanho da Terra. Apenas Kepler-62e e f são potencialmente habitável, os outros três zip em torno da estrela de perto, tornando-quente demais para suportar a vida como a conhecemos, disseram pesquisadores.
Kepler-62e e f tirar 122 e 267 dias, respectivamente, para completar uma órbita ao redor de sua estrela, que é apenas de 20 por cento tão brilhante quanto o sol. Embora ninguém saiba o que os dois exoplanetas parecer, um estudo de modelagem separado sugere que eles são dois mundos provavelmente água abrangidas por intermináveis, oceanos globais ininterruptos. [ Dois Mundos água Estrangeiro habitável? (Video) ]


O conceito do artista retrata Kepler-69c, um planeta 1,7 vezes o tamanho da Terra que orbita na zona habitável de uma estrela como o nosso Sol, localizada a cerca de 2.700 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus.
"Pode haver vida lá, mas poderia ser de base tecnológica como a nossa? Vida nesses mundos seria debaixo de água, sem acesso fácil para os metais, a eletricidade ou fogo para a metalurgia", o autor Lisa Kaltenegger, do Max Planck Instituto de Astronomia e do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, disse em um comunicado.
"No entanto, esses mundos ainda será belos planetas azuis que circundam uma estrela laranja - e talvez inventividade de vida para chegar a um estágio de tecnologia vai nos surpreender", acrescentou.
Não surpreende, Kepler-62e deve ser mais quente do que o seu vizinho mais distante em órbita. Na verdade, o Kepler-62F pode exigir um efeito estufa para manter seu oceano de congelamento mais, disseram os pesquisadores.
"Kepler-62e, provavelmente, tem um céu muito nublado e é quente e úmido durante todo o caminho para as regiões polares", co-autor Dimitar Sasselov de Harvard, disse em um comunicado. "Kepler-62F seria mais frio, mas ainda potencialmente a vida-friendly ".
O novo estudo de modelagem foi aceito para publicação no Astrophysical Journal.
Procurando gêmeo da Terra
O $ 600,000,000 observatório Kepler , lançado em março de 2009 para caçar exoplanetas do tamanho da Terra na zona habitável de suas estrelas-mãe. Kepler descobre mundos alienígenas, detectando as pequenas quedas de brilho causadas quando o trânsito, ou cruzar o rosto de suas estrelas a partir da perspectiva do instrumento.
Kepler usou esta técnica com grande efeito, manchando mais de 2.700 potenciais planetas desde o seu lançamento março de 2009. Embora apenas 120 ou assim destes candidatos foram confirmados até o momento, os cientistas da missão estimam que mais de 90 por cento vai acabar sendo o negócio real.
Enquanto Kepler ainda tem que descobrir um verdadeiro gêmeo da Terra , está ficando cada vez mais perto, Borucki disse, apontando para a confirmação de Kepler-69c como um exemplo. (Esse planeta está 2.700 anos-luz de distância, na constelação de Cygnus. Vizinho Kepler-69c Kepler-69b, que é cerca de duas vezes o tamanho da Terra e quente demais para abrigar vida, também foi anunciado hoje.)
"Eu acho que nós estamos fazendo um excelente progresso nessa direção", disse Borucki. "Nós temos um número de candidatos que parecem boas."
Tal progresso constante faz sentido, já que Kepler vai, naturalmente, lugar mais transita o tempo que parece. O telescópio precisa observar três trânsitos para sinalizar um candidato planeta, de modo a detecção de um mundo potencialmente habitáveis ​​em órbita relativamente distante pode levar vários anos.
Kepler não pode procurar por sinais de vida em mundos como o Kepler-62e, Kepler-62F e Kepler-69c, mas o telescópio está pavimentando o caminho para futuras missões que devem fazer exatamente isso, disse Borucki.
"Este é um dos primeiros passos, mas não há nenhum engano - estamos em nosso caminho para explorar a galáxia, para aprender sobre a vida na galáxia", disse ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares